-
Arquitetos: SLA
- Ano: 2023
-
Fotografias:Mikkel Eye
Descrição enviada pela equipe de projeto. Anteriormente um porto industrial que separava a cidade de sua costa, o Køge South Harbor é agora um bairro resiliente baseado na natureza. Planejado com uma rede de áreas verdes e uma passarela circular, a área hoje está bem conectada, protegida e cheia de vida.
A transformação do antigo porto industrial levou 13 anos para ser concluída. Em 2010, a SLA contribuiu para o plano de desenvolvimento vencedor para a antiga área portuária e ferroviária industrial de Køge, chamada Køge Kyst. A visão geral era criar um distrito social, vibrante e sustentável na costa que fortalecesse o papel de Køge como um centro importante na Região Metropolitana de Copenhague e na região de Oresund.
O plano paisagístico da SLA para o South Harbor - a primeira comunidade de Køge Kyst - une a área com uma rede de áreas verdes exuberantes. Estas áreas gerenciam todo o escoamento das águas da chuva, aumentam a biodiversidade e se conectam à passarela pública que circunda o bairro. A passarela de 1,4 km de extensão atua como um conector e protetor, ligando os moradores ao pântano adjacente, ao porto e à praia, ao mesmo tempo, em que protege a área de futuras tempestades.
As áreas comuns semi-públicas funcionam como refúgios verdes para os moradores, com espaços para piqueniques, atividades físicas e redes para descanso entre plantações interessantes. Quando chove, um curso de água sinuoso se forma através das áreas comuns, já que toda a água da chuva é tratada ali. Projetada para ser ligeiramente elevada no meio, a água da chuva do local será direcionada para o porto ou para a pradaria. Dessa forma, toda a área está preparada para lidar com uma precipitação de 100 anos em um clima de 2100, comparável a uma precipitação de 500 anos atualmente.
O desenho do paisagismo. O design do espaço público do local tem como foco aproximar a natureza das pessoas. A estratégia anda de mãos dadas com experiências sensíveis à natureza, alta biodiversidade e baixa necessidade de manutenção.
A vegetação da promenade é inspirada no prado de sal e na plantação costeira - que podem resistir ao sol, vento e sal - enquanto o projeto da natureza para as áreas comuns é inspirado nas bordas da floresta que você encontra ao longo da costa leste da Dinamarca. A mistura de plantas cria a composição, arbustos, árvores e áreas com gramados configuram rotas variadas e cheias de eventos entre espécies escolhidas para fornecer habitats para a vida selvagem e experiências sazonais. No geral, as plantas são robustas, de longa vida útil e requerem baixa manutenção.
A promenade. As áreas costeiras próximas a Køge têm alto risco de inundação durante as tempestades. Além de ser uma área recreativa, a promenade elevada ao redor do South Harbor serve também como um dique de maré.
O amplo passeio é concebido como o conector para a natureza circundante, o mar e o porto. Ao longo de suas bordas voltadas para o sul, há escadas e espaços recreativos para os moradores e visitantes desfrutarem do sol ou acessarem as trilhas do prado.
Nos próximos anos, o passeio se estenderá até a orla marítima de Køge. A partir de lá, o usuário poderá acessar a praia, explorar o patrimônio industrial da área e desfrutar da vista sobre as águas da baía.